O Programa Idiomas sem Fronteiras - IsF foi criado em 2012 (como Inglês sem Fronteiras - IsF) por especialistas na área de ensino e aprendizagem de línguas, com financiamento da SeSU/MEC para ações a serem desenvolvidas em cada universidade por Núcleos de Línguas (Nucli).
O Núcleo de Línguas da UFSCar oferece, desde 2012, ações com o propósito de desenvolvimento em línguas estrangeiras da comunidade universitária para contextos acadêmicos e científicos de internacionalização.
Conta com um espaço de coworking (Sala 12 do AT10) e com o Laboratório de Línguas (Sala 226 do AT0), cujos equipamentos foram doados pelo o Grupo Mais Unidos em 2018 (http://maisunidos.org/idiomas-sem-fronteiras e https://www.maisunidos.org/primeiro-laboratorio-de-idiomas-de-2018-e-inaugurado-na-universidade-federal-do-amazonas/ )
A partir de 2016, o Programa Inglês sem Fronteiras passou a denominar-se Programa Idiomas sem Fronteiras, com a inclusão de outros 7 idiomas e o Nucli da UFSCar passou a desenvolver ações também em língua espanhola e em língua portuguesa como língua estrangeira. Suas principais ações neste período foram:
- oferta de cursos (presenciais e online) de inglês, espanhol e português como língua estrangeira;
- aplicação do teste de proficiência TOEFL (custeadas pelo MEC);
- acompanhamento de alunos na oferta do curso My English Online (MEO).
Desde 2020 o Programa Idiomas sem Fronteiras foi reconfigurado nacionalmente e passou a vincular-se diretamente à Andifes, sob a denominação Rede Andifes IsF.
Atualmente, o Nucli da UFSCar está credenciado à Rede Andifes IsF e oferece cursos online de inglês, espanhol e português como língua estrangeira para a comunidade, com suporte da SeAD, visando:
- Preparação intercultural e linguística antes de mobilidade;
- Preparatório para exames de proficiência;
- Estratégias para escrita acadêmica;
- Elaboração e apresentação de aulas e trabalhos em eventos científicos.
O IsF tem papel importante no processo de internacionalização e busca contribuir para o desenvolvimento de uma política linguística para internacionalização nas universidades. Os cursos ofertados são para propósitos específicos, especialmente de interesse acadêmicos, tais como leitura e redação de artigos científicos, apresentação oral de trabalhos acadêmicos, sensibilização intercultural, dentre outros.
Ademais, o IsF é um espaço privilegiado de “residência docente”, uma vez que oferece a oportunidade para professores de línguas em formação (inicial e continuada) desenvolverem reflexões sobre práticas docentes em contexto de internacionalização.